Procuradoria Especial do Idoso

por Admin publicado 17/06/2019 14h40, última modificação 17/06/2019 14h43

A Procuradoria Especial do Idoso refere-se a um projeto idealizado, no ano de 2017, pelo vereador Mário Celente Couto (PDT). A procuradoria foi implementada no ano 2017, pelos vereadores Mário Celente Couto e Rute Viegas Pereira (MDB), ambos membros atuantes deste projeto.

O projeto objetiva assegurar a autonomia, a cidadania, a saúde, a segurança e o respeito à população Esteiense com 60 anos ou mais, através do desenvolvimento de estratégias que possibilitem a melhoria contínua dos serviços ofertados a este grupo junto ao município de Esteio.

É disponibilizado um espaço, junto à Câmara de Vereadores de Esteio, para receber os membros da comunidade idosa ou àqueles cujos interesses estejam voltados para este público, para fins de recebimento e encaminhamento de demandas, sugestões e pedidos ao Executivo Municipal, elaboração de projetos que proporcionem a melhoria da saúde, bem-estar e qualidade de vida deste grupo, além de tratativas para resolução de problemas potencialmente vivenciados pela pessoa idosa no município de Esteio.
Importância de políticas públicas para a pessoa idosa
Segundo dados fornecidos pelo Censo (2010), têm ocorrido constantes alterações tanto na demografia brasileira quanto na mundial, onde a população idosa passou a ser a que mais cresce ao longo dos anos, o que configura um fenômeno novo e desafiador tanto para a sociedade quanto para os governos, que necessitam planejar e desenvolver políticas públicas adequadas para o melhor atendimento e atenção deste público.
A maior longevidade dos brasileiros se deve, especialmente, as mudanças de hábitos e estilos de vida e, ainda, a constante melhoria e investimentos que os governos municipal, estadual e federal têm injetado em políticas públicas voltadas a cultura, esporte, lazer, entretenimento e saúde da população idosa.
As políticas públicas efetivas, bem planejadas, estruturadas e executadas, contribuem para a melhoria da saúde e da qualidade de vida da pessoa idosa e, por consequência, melhoram os índices epidemiológicos deste grupo. Ainda, favorecem a sensação de bem-estar, tanto físico quanto psicológico, além de reduzir índices de violência registrados conta a pessoa idosa, tais como abandono, maus tratos, negligência, agressões físicas e verbais, atos discriminatórios, etc.


Atendimento da Procuradoria Especial do Idoso

A Procuradoria Especial do Idoso atende, sob demanda, às quintas-feiras, no horário das 16h, na sala de Comissões Marília Terezinha Dias do 1º andar da Câmara de Vereadores de Esteio.

O contato pode ser feito diretamente aos gabinetes:

Procurador Especial do Iodoso - Ver. Mário Couto (PDT)
Fone: 3458.5008 ou 3458.5007
e-mail: mariocelentecouto@gmail.com

Procuradora Especial Adjunta do Idoso - Ver. Rute Pereira (MDB)
Fone: 3458.5023 ou 3458.5033
e-mail: vereadoraruteviegas@gmail.com