Brasão de Esteio

Foi criado pela lei municipal 24/1955 e ganhou as cores atuais na lei municipal 240/1960. Trata-se de um símbolo que representa Esteio e deve ser usado como timbre em documentos e correspondências oficiais.

A lei municipal 24, publicada em agosto de 1955, adota como símbolo do município um escudo representando o mapa do Rio Grande do Sul sobre um painel de cor escura. Tem ao centro uma coluna indicando ser o município de Esteio um dos esteios da Pátria brasileira, dentro do Rio Grande do Sul. Sobre essa coluna está a coroa da autonomia municipal amparada pela roda da engrenagem propulsora da economia esteiense no cenário industrial rio-grandense. Ao lado direito sobre um fundo de estrias está o símbolo do comércio e ao lado esquerdo sobre o mesmo fundo que representa o referido mapa está a indústria representada pelos seus inúmeros estabelecimentos fabris e, envolvendo a coluna, está a faixa contendo a data de 28 de fevereiro de 1955, que assinala a época da instalação do Município de Esteio. 

Foram necessários pouco mais de cinco anos para que o símbolo tivesse mais alterações. Em 8 de julho de 1960, com a promulgação da lei municipal 240, foi autorizada a impressão colorida do emblema e, dessa forma, o brasão recebeu as cores atuais. 


 

Brasão de Esteio

 

Caso queira baixar a imagem do brasão, em alta definição, acesse a seguinte página:

https://www.esteio.rs.leg.br/institucional/fotos/bandeira-e-brasao/brasao-de-esteio-alta-resolucao/view