Vereadores visitam instalações da Refap

A visita foi um convite da empresa aos vereadores, e teve por objetivo apresentar aos parlamentares um pouco do funcionamento da refinaria

22/08/2019 - Na tarde de ontem (21), o Presidente da Câmara, vereador Euclides Castro (PP) e os vereadores Mario Couto (PDT), Rute Pereira (MDB) e Sandro Severo (PSB) visitaram as instalações da Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP). A visita foi um convite da empresa aos vereadores, e teve por objetivo apresentar aos parlamentares um pouco do funcionamento da refinaria bem como esclarecer dúvidas quanto aos processos de emissão de resíduos, altas chamas e fumaça escura nas chaminés, assuntos estes que foram tema de reunião na Câmara recentemente, a pedido da Comissão de Saúde.
Os parlamentares foram recepcionados por representantes da estatal entre os quais o Gerente Geral Osvaldo Kawakami e os gerentes Antonio Ricardo Lanfredi, José Leandro de Lima e Paulo Adriano Escher, no auditório da companhia, onde assistiram a um vídeo institucional de segurança, e a apresentação de diversas informações tanto técnicas quanto sobre as políticas corporativas de ações de responsabilidade social e cuidados com o controle de segurança das unidades.
Em sua fala, o Gerente Geral Osvaldo Kawakami salientou a importância da visita dos vereadores no sentido de conhecer como é feito o trabalho dentro da companhia e ressaltou a preocupação por parte da empresa no que tange as questões de segurança.
Com relação às reclamações dos moradores do entorno sobre a emissão excessiva de resíduos, sobretudo as ocorridas no mês de maio, Kawakami explica que no processo de produção, por vezes, alguns equipamentos ficam obsoletos e que por isso são necessárias paragens na produção: “Quando isso acontece é preciso que haja a despressurização e a queima de todos os produtos que estão em linha. É um processo de segurança de qualquer refinaria”, explica. Ele ressalta ainda que a população não deve se preocupar em caso de altas chamas e fumaça: “O que nós queremos esclarecer para a população é que quando houver uma fumaça preta, uma chama mais alta, é porque a refinaria está segura”, garantiu.
Sobre o cheiro forte, outra reclamação da comunidade trazida pelos vereadores, os gerentes explicaram que devido a Unidade estar situada em uma região metropolitana, diversos fatores dificultam a dispersão de poluentes na atmosfera, sobretudo em dias chuvosos e úmidos, como a existência de outras indústrias nas proximidades, além da elevada emissão de poluentes por parte de automóveis.
Os gerentes também aproveitaram para lembrar da importância do uso do canal de informações via telefone, para dúvidas, reclamações e/ou sugestões por meio do número 0800 728 9001.
Os vereadores também fizeram um tour de micro-ônibus pela área industrial da REFAP e conheceram a Sala de Controle, onde é feito o monitoramento das plantas da empresa.
Também participaram da visita o Diretor-Geral da Câmara, Michel Luiz Lima e os assessores parlamentares Bruna dos Santos Martins, Gabriela Fidellis e Gilmar Kuster Matos.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio

registrado em: ,