Vereadores reúnem-se com representantes da Corsan e Agesan

Encontro teve como pauta demandas relacionadas à prestação de serviços da estatal no município de Esteio.

13/08/2020 - Foi realizada na tarde desta terça-feira  (11), no plenário do Legislativo esteiense, reunião entre vereadores e representantes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul, (Agesan-RS). O encontro ocorreu a pedido do vereador Luiz Duarte (PT), que integra a Comissão de Transporte, Habitação e Urbanização, e teve por objetivo discutir formas eficazes para corrigir e prevenir inúmeras demandas relacionadas à prestação de serviços da estatal aos usuários do município. 

Na ocasião, os parlamentares narraram algumas situações e apresentaram questionamentos à representação, entre os quais, as leituras feitas por estimativa, desde o início da pandemia, a qualidade do atendimento aos consumidores e o funcionamento do sistema de esgoto cloacal. Entre os pronunciamentos, o proponente da reunião, vereador Luiz Duarte destacou a importância do diálogo com as gerências presentes, ressaltando que o debate em torno de reclamações sobre situações que envolvem a companhia é permanente na Câmara. 

Em sua fala Sandro Zanella, que assumiu há cerca de um mês a gerência da empresa, disse que a Corsan de Esteio teve diversos funcionários afastados por conta do coronavírus, incluindo leituristas, o que resultou em diversas pendências e no aumento de leituras calculadas pela média mensal. Ele disse que alguns casos de valores mais altos foram verificados e tratam-se de residências com conexões irregulares, e estão sendo negociados junto aos proprietários, porém ponderou que os valores exorbitantes que surgiram em determinadas contas não tem relação com o referido cálculo, mas com um erro de processo, e que tais situações estão sendo averiguadas. O gerente ressaltou que este mês as leituras nas residências foram retomadas normalmente e orientou para que diante de qualquer divergência de valores, os usuários abram um chamado por meio do serviço gratuito de atendimento 0800-646-6444, para que seja feita a devida verificação, por meio de um recálculo das faturas. Sobre a rede de esgoto cloacal, o  gestor disse que os casos estão sendo tratados de modo individualizado para que se encontre a melhor solução possível. O superintendente se colocou à disposição da Casa Legislativa para prestar contas periodicamente das ações da empresa no atendimento das demandas da comunidade. 

Por sua vez o diretor-geral da Agesan, Demetrius Gonzales, explicou um pouco das competências do órgão, relatando algumas situações que vem acompanhando. Além de executar um trabalho de intermediação e de fiscalização entre consumidores e corsan, a agência atua na regulação e no encaminhamento de situações específicas aos órgãos competentes. O gestor salientou que o novo gerente da Corsan por ter assumido recentemente o cargo vem desenvolvendo um trabalho de recuperação da estatal, salientando que a empresa já apresentava diversas pendências antes do início da pandemia que, com o atual cenário, se agravaram.  Ainda o diretor pediu aos vereadores que instruam a comunidade a procurar a Agesan, caso os problemas não sejam resolvidos por meio da Corsan (com o número de protocolo de atendimento), uma vez que o órgão tem esta função. O serviço é disponibilizado por meio do telefone: (51) 98960.6737 ou do  e-mail: ouvidoria@agesan-rs.com.br. Ele comentou ainda que uma fiscalização presencial está agendada para setembro para verificar como está funcionando o serviço 0800 da corsan, devido às inúmeras reclamações do serviço.

O presidente da Comissão, Marcelo Kolhrausch (PSB), agradeceu a iniciativa do proponente do encontro e a presença dos supervisores, destacando que a reunião foi proveitosa e esclarecedora, “Quero agradecer pela oportunidade, pela presença de todos aqui. A reunião foi muito produtiva, muitos pontos foram elucidados para que possamos avisar a população e conduzir melhor essas situações e tenho certeza que por meio do estabelecimento de um canal de comunicação periódico seremos capazes de contribuir para a melhoria do serviço aos cidadãos”, disse. 

Estiveram presentes ainda: o vereador Sandro Severo (PSB), que também faz parte da Comissão, o diretor da Agesan, Tiago Luis Gomes e os vereadores Assis Brasil (PT), Rute Pereira (MDB), Euclides Castro (PP), Fernanda Fernandes (PP) e Leo Dahmer (PT). 


Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio 


registrado em: , , ,