Vereadores reagem a notificações da Corsan

Assunto motivou a assinatura de sete requerimentos por quatro diferentes vereadores, na última sessão da Câmara.

04/02/2021 - A instalação do esgoto nas residências de bairros como o Novo Esteio e o Centro e as notificações que a Corsan enviou aos clientes, assuntos já tratados em audiência pública, foram igualmente abordados na sessão de terça-feira (2) da Câmara. Na ocasião, sete requerimentos sobre o assunto foram aprovados por unanimidade. Os autores das diferentes proposições eram Cristiano Coutinho (MDB), Derli Scienza (PP), Marcelo Kohlrausch (PSB) e Sandro Severo (PSB).

Cristiano assinou o requerimento para outros órgãos 51/2021, que solicita a prorrogação por mais 180 dias do prazo para a ligação das casas ao sistema de esgoto. O vereador alega que a medida deve ser tomada devido às dificuldades econômicas causadas pela pandemia do novo coronavírus. Já no requerimento 52/2021, o emedebista solicita à empresa de saneamento que informe como são estabelecidos o cronograma para a prestação de serviços e a comunicação com os usuários.

Por sua vez, Derli apresentou o requerimento para outros órgãos 48/2021. No documento, o parlamentar pede para a estatal fornecer detalhes de como foi construída a tubulação que vai enviar o esgoto da estação elevatória, localizada na Avenida Érico Veríssimo, até à de tratamento, no Novo Esteio. A solicitação é motivada pelo fato de moradores da região central da cidade terem sido notificados. “É necessário saber se as respectivas obras foram concluídas e se estão em condições de operar”, explica o pepista.

No requerimento para outros órgãos 36/2021, Marcelo faz uma série de questionamentos à Ambiental Metrosul Concessionária de Saneamento, parceira privada da Corsan. No documento, o parlamentar pergunta à empresa se as estações de tratamento e bombeamento estão funcionando e quantos funcionários trabalham nos dois locais e também questiona se o esgoto, atualmente, está sendo tratado. Já no requerimento 49/2021, o vereador solicita que a Corsan anule as notificações já enviadas aos esteienses, uma vez que as correspondências estão assinadas por um gestor que não tem mais relação com a companhia.

Os dois requerimentos para outros órgãos restantes são do vereador Sandro. No de número 45/2021, ele solicita à empresa estatal a suspenção da exigência e posterior cobrança da ligação das residências à rede coletora. Por fim, o pessebista, no documento de número 45/2021, pede o envio de ofício à Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan-RS) para que esta determine à Corsan que tome as mesmas providências citadas no pedido citado anteriormente.  

 

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio

 

Vereadores reagem a notificações da Corsan 2

 

Vereadores reagem a notificações da Corsan 3

 

Vereadores reagem a notificações da Corsan 4

 

Vereadores reagem a notificações da Corsan 5

 

#paracegover: banner azul, com foto do plenário da Câmara no fundo, logo da Câmara Municipal de Esteio e legenda "Notificações da Corsan são alvo de questionamento de parlamentares" e foto dos vereadores Cristiano Coutinho, Derli Scienza, Marcelo Kohlrausch e Sandro Severo discursando durante sessão.