Vereadores querem explicações sobre saque do FGTS

Marcelo Kohlrausch (Republicanos) e Cristiano Coutinho (Republicanos) cobraram Caixa Econômica Federal por liberação de recursos aos atingidos pelas enchentes

21/06/2024  – Na sessão ordinária da última terça-feira (18), os parlamentares Cristiano Coutinho e Marcelo Kohlrausch, ambos do Republicanos, apresentaram o requerimento para outros órgãos 132/2024. No documento, os vereadores questionam a Caixa Econômica Federal sobre o motivo de esteienses atingidos pelas enchentes não conseguirem ter acesso a recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Para os parlamentares, as negativas de acesso aos valores não fazem sentido, uma vez que a cidade tem calamidade pública reconhecida por meio do decreto municipal 8.141, de 7 de maio de 2024. Segundo relatado no documento, os dois vereadores têm recebido diversos relatos de moradores de Esteio que tiveram o pedido recusado por parte da instituição financeira.

O Saque Calamidade foi criado para que pessoas que tiveram prejuízos por motivo de necessidade pessoal, urgente e em casos de desastre natural, como o ocorrido em maio no Rio Grande do Sul, tivessem acesso a valores do FGTS. A medida permite ao trabalhador sacar até R$ 6,22 mil do benefício de cada conta de sua titularidade, limitado ao saldo disponível.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio