Vereadores homenageiam 50 anos da Apae

 

Os 50 anos da Associação de pais e amigos dos Excepcionais (Apae), de Esteio foram comemorados na noite de ontem(21) pela Câmara de Vereadores, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer. A solenidade, conduzida pelo presidente da Câmara, Marcelo Kohlrausch (PSB), foi proposta pelo vereador Felipe Costella(PMDB) e teve aprovação unânime do Plenário. Durante a abertura do evento, Kohlrausch  destacou a importância da instituição em defesa dos direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais. Já Costella relatou sua ligação com a entidade e fez uma homenagem a estudante que faleceu há um mês, motivo pelo qual a solenidade foi transferida. Felipe também frisou a relevância da Apae, especialmente aos serviços em todas as áreas, desde a limpeza até o atendimento especializado, voltados à qualidade de vida dos alunos. "Esta instituição, que disponibiliza vários serviços, tem pelos seus alunos o mais belo dos sentimentos: o amor. São 38 guerreiros combatendo as dificuldades diárias, entre professores, diretores, técnicos, acadêmicos e voluntários.   A diferença desta instituição é escutar que naquele local as pessoas são felizes e respeitadas. Isso não tem preço. Me sinto honrado por ser o proponente desta solenidade", reforça.
O presidente da Apae, Afonso Tochetto, emocionado, resgatou parte da história da instituição e agradeceu a homenagem. "Sempre tivemos respaldo e o respeito da Câmara de Vereadores", ressaltou.
A cerimônia contou com apresentação de um esquete "Puxada de Rede", com a participação de alunos da instituição, arrancando aplausos da plateia. Uma distinção pelo cinquentenário foi entregue pela Câmara de Vereadores à instituição.

Histórico:

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Esteio foi fundada em 21 de abril de 1966, por um grupo de pessoas liderado pela professora Eva Karnal Johann. A entidade, que se localiza na R. Alegrete, 393, no Parque Amador,  é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Esteio, participa do Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, do Conselho de Educação e do Conselho Municipal de Saúde e tem a missão de  promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

A APAE oferece atendimento clínico, como serviço de apoio ao trabalho pedagógico desenvolvido, nas áreas de: Estimulação Precoce, Serviço Social, Serviço Médico (Neurologia), Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Psicopedagogia. Atende 141 alunos entre seis e 61 anos na Escola Novo Horizonte.
IMG_3512.JPGIMG_3664.JPGIMG_3675.JPGIMG_3680.JPGIMG_3684.JPGIMG_3687.JPGIMG_3688.JPGIMG_3689.JPGIMG_3698.JPGIMG_3701.JPGIMG_3704.JPGIMG_3705.JPGIMG_3715.JPGIMG_3725.JPGIMG_3737.JPGIMG_3724.JPGIMG_3764.JPG


Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Fotos: Terezinha Bobsin e Guilherme Pech

registrado em: ,