Vereadores aprovam projeto de revisão salarial dos servidores municipais
Por unanimidade, a Câmara de Vereadores aprovou na tarde de hoje(1º de abril), em sessão extraordinária sem remuneração, o projeto de iniciativa do Executivo, concedendo revisão geral para todos os servidores municipais da administração direta. O reajuste, que vai valer a partir de 1º de maio, será de 6%. Em setembro, outros 4,88% serão acrescidos dos salários da classe. Conforme o texto, os conselheiros tutelares receberão os mesmos percentuais dos servidores. A bolsa auxílio dos estagiários também sofrerá um acréscimo de 6% a partir de 1º de maio e, em setembro, mais 4,88%.
Durante a discussão do projeto, acompanhada por alguns servidores, os vereadores Jaime da Rosa (PSB), Beatriz Lopes (PT), Jaime da Rosa (PSB), Rafel Figliero (PTB), Felipe Costella(PMDB) e Harri Zanoni (PSB), defenderam a necessidade de participação mais efetiva do Sindicato dos Servidores Municipais de Esteio (Sisme), na proposta do reajuste. Segundo os vereadores, melhores salários devem ser negociados entre o sindicato e o Executivo antes de chegar ao Legislativo para votação. Na oportunidade, foram aprovados os projetos de revisão nos subsídios do prefeito, vice e secretários, com índices e datas iguais as dos servidores.
Já para os vereadores, que podem receber até 40% do teto do deputado estadual, a revisão geral anual será de 8,84%, que compreende a média acumulada dos últimos dez meses (de maio de 2015 a fevereiro de 2016), conforme os índices inflacionários do IGP-M, INPC e IPC-A. O mesmo cálculo - 8,84% - receberão os todos os servidores da Câmara, inclusive a bolsa auxílio dos estagiários, a partir deste mês. Os reajustes foram concedidos nesta data em função das restrições do período eleitoral
Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156