Vereadores aprovam moção contra privatização sem consulta
20/11/2019 - Durante a noite de terça-feira (19), a Câmara aprovou, por unanimidade, a moção 129/2019 contrária à revogação da realização de plebiscito para a privatização de estatais gaúchas. A proposição é de autoria dos vereadores Fernanda Fernandes (PP), Harri Zanoni (PSB), Leo Dahmer (PT), Luiz Duarte (PT), Márcio Alemão (PT) e Rute Pereira (MDB) e atende uma solicitação do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região.
O texto se opõe ao projeto de emenda à Constituição Estadual 280/2019, atualmente em tramitação na Assembleia Legislativa, que revoga os parágrafos 2º e 5º do artigo 22 da Carta Magna gaúcha. Caso a proposição do governo do Rio Grande do Sul seja aprovada, a venda de estatais de economia mista, como o Banrisul, a Corsan e a Procergs, poderiam ser realizadas sem consulta ao eleitorado.
Na opinião dos proponentes, as empresas acima citadas seriam importantes para o desenvolvimento do Estado, o que justificaria a necessidade de consultar a opinião do povo. Além disso, os autores pensam que a cidade poderia ser prejudicada com a situação. “Ressalta-se que a eventual fragilização da posição pública pode acarretar em importantes perdas econômicas e de execução de políticas públicas para o nosso município”, afirmaram.
Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio