Vereadores aprovam criação do Dia Municipal de Doar
A Câmara de Vereadores aprovou na sessão de ontem(12), o projeto de lei criando o Dia Municipal de Doar, de iniciativa do Executivo, por sugestão do vereador Felipe Costella (MDB). A proposta objetiva promover atividades alusivas a data e mobilizar pessoas, empresas, entidades, em especial com organizações da sociedade civil sem fins lucrativos e órgãos públicos para incentivar a filantropia. A data das ações deve ser agenda para a semana de 25 de novembro, dia do doador voluntário.
“A ideia é incentivar a cultura de doação na cidade e contribuir na articulação de políticas sociais que reforcem o trabalho de entidades e de pessoas que auxiliam a causa, bem como incentivar a doação de sangue, através de palestras, seminários sobre a importância deste gesto", falou.
O Dia de Doar surgiu em 2013 no Brasil. É realizado por uma coalização de organizações e indivíduos que promovem a cultura de doação no país. A origem do movimento é nos Estados Unidos, iniciada em 2012. Para tanto, foi criada por uma organização chamada 92Y, de Nova Iorque, e hoje está em todo mundo. No exterior, a data é conhecida como GivingTuesday, que significa “terça-feira da doação”.
Com a aprovação do Plenário, a matéria segue para sanção do prefeito, Leonardo Pascoal(PP).
por Terezinha Bobsin - Reg profg MTb/RS 7156