Vereadores aprovam campanha Julho Verde destinada a valorização do meio ambiente e a posse responsável de animais
23/04/2019 - A Câmara de Vereadores aprovou na note de ontem(23), o projeto de lei criando a campanha Julho Verde, destinada a valorização do meio ambiente, bem como da posse responsável de animais. A ideia, de acordo com o vereador proponente, Euclides Castro (PP), é incluir o mês no calendário oficial do município.
Ações de conscientização devem ser realizadas durante todo o mês de julho através do desenvolvimento de atividades alusivas à data, reforçando a relevância da valorização da vida pela posse responsável de animais, da conservação da natureza com foco no desenvolvimento sustentável e responsabilidade social. A intenção é a levar atividades para estabelecimentos públicos e privados, comércio, entre outros. Conforme o autor da proposta, é preciso existir, urgentemente, cuidados peculiares originados pelos cidadãos. "E para que isto seja possível, é indispensável a conscientização por meio da educação ambiental, assim como a posse responsável. No entanto, só faz sentido focar na abordagem da preservação do meio ambiente e posse responsável, se houver a intenção de se criar consciência de sua conservação e cuidados em toda a comunidade, inclusive nas empresas e escolas, em uma proposta de educação que venha despertar desde o interesse das crianças até os trabalhadores e empresários", explicou.
Segundo o texto, em todos os prédios públicos, deverão ser fixadas placas informativas sobre a preservação da Natureza e direito dos animais, focando o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais Lei Federal 9.605/98 e da importância da posse responsável de animais. O projeto segue para sanção do Executivo.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156