Vereadora sugere serviço de psicologia em escolas

Anteprojeto, apresentado ao plenário por Fernanda Fernandes (União), propõe que equipes multiprofissionais compostas por psicólogos e assistentes sociais atuem nas escolas de educação básica da cidade

10/04/2024 – Estabelecer os serviços de psicologia e serviço social nas escolas de educação básica de Esteio. É isso que propõe a vereadora Fernanda Fernandes (União), no anteprojeto 9/2024, que cria o Programa Saúde Mental e Social nas Escolas. O documento, apresentado ao plenário da Câmara de Esteio, durante a sessão semanal de terça-feira (9), foi aprovado por unanimidade. 

Conforme o texto votado pelos parlamentares, os serviços vão ser compostos por equipes multiprofissionais, que deverão promover ações – contando com a participação da comunidade – com o objetivo de melhorar a aprendizagem e o ensino. As esquipes também terão de levar em conta o projeto político-pedagógico das redes de educação básica e das escolas, em parceria com o Serviço Municipal de Educação Especial e Inclusiva (Semeei).

Entre as diretrizes do novo programa, caso seja implementado, seriam a promoção do bem-estar social nos estabelecimentos de ensino, a prestação de atendimentos pelas equipes multiprofissionais a pais, alunos, professores e colaboradores, bem como a identificação de focos de conflitos e brigas entre estudantes e, se for o caso, comportamentos inadequados de professores.

A proposta foi enviada ao Poder Executivo e será avaliada pela Prefeitura. Para tornar-se lei, precisa ser devolvida à Câmara, na forma de projeto e, posteriormente, ser novamente avalizada pela maioria dos parlamentares.

 

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio