Vereadora sugere diagnóstico de câncer de próstata em 1 mês
09/11/2023 – Estabelecer que os resultados dos exames de dosagem PSA e toque retal, utilizados no diagnóstico do câncer de próstata, sejam disponibilizados em até 30 dias após a coleta. É isso que propõe a vereadora Fernanda Fernandes (PP), no anteprojeto 41/2023, apresentado ao plenário da Câmara de Esteio, durante a sessão semanal de terça-feira (7) e aprovado por unanimidade.
Conforme o texto votado pelos parlamentares, as instituições de saúde localizadas em Esteio, públicas ou privadas, que descumprirem o prazo, vão ser advertidas e deverão regularizar a situação em 15 dias. Caso o problema persista, estarão sujeitas ao pagamento de multa, cujo valor será estabelecido em regulamentação posterior, “de acordo com os critérios estabelecidos pelos órgãos de vigilância sanitária competentes”. O valor será revertido a programas de prevenção ao câncer de próstata e à melhoria da saúde do homem.
Na justificativa anexada ao anteprojeto, Fernanda ressalta que parte do público masculino acaba por manter o silêncio sobre a moléstia, apesar de ser o segundo tipo de câncer mais comum entre essa parcela da população e demoram para procurar ajuda. “O risco aumenta com o avançar da idade”, afirma. “No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos”.
A vereadora também explica que para confirmar a doença, é necessário realizar uma biópsia, caso os exames de PSA ou toque retal tenham detectado alguma alteração. “Nesse exame são retirados pedaços muito pequenos da próstata para serem analisados no laboratório”, destaca Fernanda. “A prevenção e diagnóstico rápido possibilita o início do tratamento com maior chance de cura”.
A proposta foi enviada ao Poder Executivo e será avaliada pela Prefeitura. Para tornar-se lei, precisa ser devolvida à Câmara, na forma de projeto e, posteriormente, ser novamente avalizada pela maioria dos parlamentares.
Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio