Vereadora parabeniza vencedoras da Mostratec

Proposição foi aprovada por todos os vereadores, durante a sessão plenária da última terça-feira.

13/02/2020 - Na noite da última terça-feira (11), a Câmara de Vereadores de Esteio aprovou a Moção 03/2020, de autoria da vereadora Fernanda Fernandes (PP) que parabeniza as estudantes Júlia Giovanaz Nunes e Franciele Pedroso Carraro, pela conquista de premiação na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), categoria Medicina e Saúde/2019. A feira é realizada anualmente pela Fundação Liberato Salzano, no município de Novo Hamburgo.

O trabalho que garantiu a medalha de ouro à dupla chama-se “Creme protetor da absorção transdérmica de nicotina na plantação fumageira: combate à Doença da Folha Verde do Tabaco”. Trata-se de um serviço voltado às pessoas que trabalham com cultivo de fumo, pois absorvem uma quantidade excessiva de nicotina pela pele, podendo vir a causar a doença. Para proteger-se, é recomendado o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) de colheita: calça, jaleco e luvas, feitos em materiais plásticos que têm vida útil de dez dias e custo alto. O creme desenvolvido pelas estudantes impede a absorção de química na pele, de maneira confortável e de valor acessível.

Durante a sessão, as alunas usaram a tribuna livre para apresentar o estudo para os vereadores e a comunidade.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio

fernandamostratec.JPG