Vereador utiliza grande expediente para explicar novo modelo de distanciamento social

Felipe Costella ressaltou a importância de manter cuidados básicos para evitar a disseminação do coronavírus.

13/05/2020 - Na noite de terça-feira (12), o vereador Felipe Costella (MDB) usou o grande expediente da última sessão ordinária da Câmara para comentar o novo modelo de distanciamento social adotado pelo Estado desde o início da semana. Ele alertou para a falta de uso de máscaras para a proteção ao contágio do novo coronavírus em algumas cidades vizinhas.

Conforme o decreto estadual 55.240, o Rio Grande do Sul foi dividido em 20 regiões, às quais são atribuídas as bandeiras amarela (risco médio/baixo), laranja (risco médio), vermelha (risco alto) ou preta (risco altíssimo). Segundo o documento, Esteio faz parte da Região de Agrupamento 8 de Canoas. Na opinião do parlamentar, o uso de máscaras seria menos comum em algumas cidades vizinhas, uma situação que poderia prejudicar o Município. “Se em alguma dessas cidades o vírus expandir, com certeza Esteio entrará na bandeira vermelha”, explicou.

Para o emedebista, todos devem conscientizar-se da situação e seguir os cuidados necessários para que ocorra o menor número possível de mortes em decorrência da doença e que a normalização das atividades econômicas venha tornar-se realidade mais brevemente. “É importante eu me preocupar com a minha casa. Mas, também é importante eu conscientizar o meu vizinho, porque se ele ‘pisar na bola’, eu pago o preço junto com ele”, declarou Felipe.

Além de Esteio e Canoas, fazem parte da região 8 as cidades de Barão, Brochier, Capela de Santana, Harmonia, Maratá, Montenegro, Nova Santa Rita, Pareci Novo, Salvador do Sul, São José do Sul, São Pedro da Serra, São Sebastião do Caí, Sapucaia do Sul, Tabaí, Triunfo e Tupandi. Atualmente, em todos os municípios citados está atribuída a bandeira laranja.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio