Vereador sugere realização de censo de animais
10/06/2021 – Realizar um recenseamento dos animais de estimação que vivem em Esteio, com o objetivo de basear políticas públicas de promoção ao bem-estar e combate aos maus tratos. Este é o objetivo do anteprojeto 54/2021, apresentado pelo vereador Francisco Alves (PL) e aprovado por unanimidade, na terça-feira (8), durante a sessão da Câmara.
O Censo de Animais (CA) seria realizado anualmente pela Secretaria de Saúde e agentes utilizados em outros programas da pasta, que já realizam visitas periódicas às residências da cidade, poderiam ser designados para o trabalho. Ao longo da realização da pesquisa, dados como o número de animais em cada casa, espécie, sexo e condição reprodutiva vão ser levantados.
Francisco lembra que dados recentes têm demonstrado o aumento de residências com ao menos um animal de estimação. Segundo números divulgados em junho de 2015 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já seriam 44,3% dos domicílios do País. Este fato traria a necessidade de uma maior atuação do Estado. “Se faz necessário engajar cada vez mais o poder público na causa animal, por meio de uma rede de apoio que permeie os órgãos públicos, organizações não governamentais e sociedade em geral”, afirmou o parlamentar.
O anteprojeto agora segue para apreciação do Poder Executivo. Para tornar-se lei, precisa ser devolvido ao Legislativo, na forma de projeto e, posteriormente, ser novamente avalizado pela maioria dos vereadores.
Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio
#pracegover: vereador Francisco Alves discursa durante sessão.