Vereador sugere programa de doação de sangue e órgãos
A proposta é estimular ações educativas na rede municipal de educação
Com a intenção de conscientizar os alunos da rede municipal de educação sobre a importância da doação de sangue e órgãos, o vereador Mário Couto (PDT), apresentou na última terça-feira, 24, um anteprojeto instituindo o programa Doadores do Futuro, aprovado em Plenário por unanimidade. Segundo o proponente, a intenção é que sejam realizados cursos, seminários e campanhas voltados aos alunos, familiares, professores de integrantes da comunidade escolar, objetivando a orientação; a disseminação de informações, além da conscientização acerca da importância da doação voluntária.
Para o vereador, a informação ainda é o melhor caminho para a desmistificação da doação, tanto de sangue, quanto de órgãos. Além disso, o parlamentar destaca que, conforme os dados do Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população brasileira realiza doação de sangue. "Em contraponto, os mesmos dados informam que cerca de 3,5% milhões de brasileiros necessitam, de transfusões sanguíneas, anualmente. "Ha´33 mil pessoas aguardando por transplante de órgãos no país, segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) e Ministério da Saúde.
O anteprojeto sugere uma parceria entre as secretarias de Educação e Saúde, além da colaboração de profissionais da área de saúde, bem como convênios com instituições públicas e privadas para a execução do programa.
A matéria segue para análise do Executivo.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156