Vereador sugere Polícia Municipal

Anteprojeto assinado por Guilherme Welter (PL), apresentado na sessão desta semana, propõe mudança de nome da Guarda de Esteio, tendo em vista recente decisão do STF

27/02/2025 – Mudar o nome da Guarda Municipal de Esteio para Polícia Municipal, tendo em vista decisão do STF que permitiu o policiamento ostensivo comunitário às instituições de segurança pública em todo o País. É isso que propõe o vereador Guilherme Welter (PL), no anteprojeto 33/2025, apresentado ao plenário da Câmara durante a sessão semanal de terça-feira (25) e aprovado por unanimidade.

De acordo com o documento, a nova polícia passaria a ter competências como prender em flagrante delito e atuar na repressão e prevenção a crimes. Seriam mantidos os direitos e deveres já atribuídos aos servidores da corporação, além de garantias e progressões previstas em lei.

O vereador, na justificativa anexada ao anteprojeto, afirma que a mudança reforça a identidade da instituição. “Essa alteração respeita a autonomia municipal prevista no artigo 30 da Constituição Federal, permitindo que o Município organize sua estrutura de segurança pública conforme suas necessidades”, ressaltou Guilherme. “Ademais, a previsão de ampliação das atribuições da corporação não apenas contribui para um ambiente mais seguro, mas também possibilita uma atuação mais eficaz e integrada com as demais forças de segurança”.

A proposta segue para a apreciação da Prefeitura. Para tornar-se lei, precisa ser devolvida à Câmara, na forma de projeto e, posteriormente, ser novamente avalizada pela maioria dos parlamentares.

 

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio