Vereador sugere parceria com comunidade no combate ao crime

Com o objetivo de auxiliar ações preventivas, anteprojeto, apresentado ao plenário por Guilherme Welter (PL), propõe colaboração com empresas e cidadãos no videomonitoramento da cidade

09/01/2025 – Instituir o Sistema Colaborativo de Segurança e Monitoramento em Esteio, para auxiliar na elucidação de crimes, apoiar investigações e reforçar ações preventivas. É isso que propõe o vereador Guilherme Welter (PL), no anteprojeto 1/2025, apresentado ao plenário da Câmara de Esteio, durante a sessão semanal de terça-feira (7). 

De acordo com o texto, caso a proposta venha a se tornar lei, cidadãos e empresas que aderirem à iniciativa terão direito a 20% de desconto no IPTU da propriedade em que equipamentos de videomonitoramento estiverem instalados. No entanto, os aparelhos deverão funcionar por, pelo menos, oito meses ao ano e terão de atender aos padrões técnicos determinados pela Secretaria Municipal de Segurança Pública.

Guilherme, na justificativa anexada ao anteprojeto, afirma que a medida teria o objetivo de incentivar a participação da comunidade no combate ao crime no Município. “O desconto no IPTU funcionará como contrapartida aos munícipes e empresas que aderirem ao sistema, criando um ciclo virtuoso de investimento em segurança e integração comunitária”, ressalta o parlamentar.

A proposta foi enviada ao Poder Executivo e será avaliada pela Prefeitura. Para tornar-se lei, precisa ser devolvida à Câmara, na forma de projeto e, posteriormente, ser novamente avalizada pela maioria dos parlamentares.

 

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio