Vereador sugere pagamento de compensação por tratamento de esgoto
28/10/2021 – O vereador Marcelo Kohlrausch (PSB) apresentou, durante a sessão de terça-feira (26), o requerimento para outros órgãos 622/2021. O documento endereçado ao prefeito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues (PP), solicita que o chefe do Poder Executivo da cidade vizinha estude a possibilidade de ajustar o contrato com a Corsan sobre o esgoto cloacal daquele município, que é tratado em Esteio. Segundo o texto, fica sugerido que a prefeitura sapucaiense permita o pagamento, por parte da Ambiental Metrosul - empresa terceirizada que presta serviço à estatal de saneamento básico -, de 20 centavos por metro cúbico de esgoto tratado em território esteiense, como forma de compensação ambiental.
Anteriormente, Marcelo questionou a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan-RS) e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler-RS (Fepam) sobre o assunto em requerimentos para ambos, além de enviar, em junho deste ano, o requerimento 315/2021, onde questionou as mesmas sobre o motivo de não haver a criação de uma compensação para o município. Antes, em maio, foi enviado o requerimento para outros órgãos 265/2021 para a Corsan e Agesan, também sobre o assunto.
A cidade vizinha tem 142.508 segundo estimativa do IBGE realizada este ano. Ao todo, são 59.156 pessoas a mais que Esteio, também de acordo com os dados do instituto de estatística.
Texto: Comunicação Social – Câmara Municipal de Esteio
#pracegover: vereador Marcelo Kohlrausch acompanha sessão.