Vereador sugere medidas contra violência escolar
05/05/2022 - O vereador Gilmar Rinaldi (PT) apresentou, durante a sessão ordinária de terça-feira (3), o anteprojeto 15/2022. No documento, aprovado por unanimidade pelo plenário da Câmara de Esteio, o parlamentar sugere a criação do Sistema de Registro e Prevenção à Violência Escolar, com o objetivo de proporcionar um ambiente seguro aos estudantes.
Seriam registrados no sistema, de forma online, casos de agressões físicas e verbais, bullying e porte de armas dentro de instituições educacionais. A inserção das ocorrências seria de responsabilidade dos professores e demais profissionais da educação. Com base nos dados, seriam realizadas pela administração municipal estatísticas e indicadores, com o objetivo de realizar ações preventivas.
Segundo afirma Gilmar na justificativa anexada à proposta, a medida seria necessária por conta de um aumento de casos de violência, após o retorno das aulas presenciais. “Houve um aumento significativo nas reclamações das escolas referente à “bullying”, agressões físicas e verbais”, declarou. “A insegurança deixa apreensivos os profissionais da educação, alunos, pais e responsáveis”.
Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio