Vereador sugere criação de dossiê para ajudar no combate à violência contra a mulher
18/03/2021 – Criar o Dossiê Violência Contra as Mulheres para viabilizar políticas públicas e auxiliar na construção de campanhas de prevenção. É o que sugere o vereador Sandro Severo (PSB) no anteprojeto 23/2021, aprovado por unanimidade, na terça-feira (16), durante a última sessão ordinária da Câmara.
Segundo texto avalizado pelo plenário, todos os dados sobre qualquer forma de violência que tenha as mulheres como vítimas seriam analisados e organizados em uma tabela. As informações seriam tiradas das bases de informação das secretarias municipais de Cidadania e de Saúde, além da Guarda Municipal, da Defensoria Pública gaúcha e da Secretaria de Segurança Pública do Estado.
Para o autor da proposta, essa seria uma forma de lidar com o crime de uma maneira mais abrangente, uma vez que as estatísticas atuais têm como fonte os dados fornecidos apenas pelo Instituto de Segurança Pública do Estado. “Embora seja um importante indicador das taxas de violência contra as mulheres no Estado, é preciso levar em consideração, que este é um fenômeno complexo e multifacetado, estando entre os crimes com menores taxas de denúncias em todo o mundo”, afirmou Sandro.
O anteprojeto já foi enviado à Prefeitura. Para tornar-se lei, precisa ser devolvido ao Legislativo, na forma de projeto e, posteriormente, ser novamente aprovado pela maioria dos vereadores.
Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio
#pracegover: foto do vereador Sandro Severo discursando durante sessão.