Vereador sugere criação de Censo de Inclusão a autistas
19/05/2021 - Criar um banco de informações sobre os portadores de TEA em Esteio, originando uma base de dados que auxiliará em projetos existentes e futuros. É o que sugere o vereador Sandro Severo (PSB) no anteprojeto 42/2021, aprovado por unanimidade, na terça-feira (19), durante a última sessão ordinária da Câmara.
Segundo texto, o Censo seria uma forma de criar um mapeamento de informações sobre as pessoas autistas no município, analisando dados socioeconômicos e possibilitando auxílio na implementação de novas políticas públicas, além de beneficiar as existentes.
De acordo com o vereador proponente, o senso torna-se necessário para suprir informações faltantes no município. “Após a aprovação do anteprojeto que cria a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), levantamos o questionamento dos dados e notamos que os órgãos não possuem este levantamento. O Censo trará o quantitativo das pessoas com TEA em Esteio. É importante trabalhar através de políticas públicas efetivas para inseri-los na sociedade, garantindo seus direitos. O senso tem o intuito de desenvolver esse relatório e assim, aliado a projetos como o da CIPTEA, desenvolver melhorias para este público”, afirmou Sandro.
Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio