Vereador sugere criação de botão do pânico em escolas de Esteio
12/05/2021 - Criar um botão do pânico em escolas públicas municipais de Esteio é o que propõe o vereador Francisco Alves (PL), por meio do anteprojeto de lei 38/2021. O equipamento contaria com um alerta sonoro nas instituições de ensino e um sistema de alarme que seria acionado simultaneamente na sala de operações da Guarda Municipal e na Brigada Militar. Conforme descrito na proposição, a Secretaria Municipal de Segurança Pública deverá criar as condições técnicas para o funcionamento do mecanismo.
Segundo o autor da proposta, o sistema é muito semelhante ao de dispositivos já utilizados por agências bancárias. Ainda segundo o texto do anteprojeto as placas contendo o botão do pânico deverão ser fixadas em locais com bastante visibilidade, como nos acessos principais das escolas.
Francisco explicou, durante discurso na sessão da última terça-feira (11), que entre as motivações para a apresentação da sugestão, está o caso ocorrido, em 4 de maio, em um município localizado a 60 km de Chapecó (SC). “Considerando que as escolas de Esteio não possuem protocolos de segurança em casos de violência extrema e considerando o caso ocorrido na escola infantil, em Saudades, oeste de Santa Catarina, resultando na morte de cinco pessoas”, argumentou.
O anteprojeto de lei foi aprovado por unanimidade e segue agora para apreciação do Poder Executivo. Para tornar-se lei, precisa ser devolvido ao Legislativo, na forma de projeto e, posteriormente, ser novamente avalizado pela maioria dos vereadores.
Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio
#pracegover: foto do vereador Francisco Alves discursando durante sessão.