Vereador Sandro Severo sugere Programa de Inclusão Digital para idosos
Esteio poderá oferecer o Programa de Inclusão Digital a pessoas da terceira idade, uma forma de ampliar os direitos sociais dos idosos. Foi pensando nisso que o vereador Sandro Severo (PSB) apresentou a proposição, na forma de anteprojeto de lei, durante a sessão da última terça-feira (9), sugerindo a instalação do programa na cidade. A matéria, aprovada em Plenário e que deverá ser encaminhada ao Executivo para análise, pretende oferecer cursos de introdução à informática, orientados por monitores preparados para o atendimento individual, além de trabalhos em grupo e práticas de cidadania.
De acordo com o pedido, as atividades seriam realizadas em espaços públicos de forma gratuita, onde seriam disponibilizados computadores. Além disso, os membros do curso receberiam certificados de participação. O projeto seria desenvolvido através de parcerias entre o Executivo e o Legislativo com empresas privadas.
Para o vereador Sandro, criar uma rotina de exercícios para a terceira idade, além de distrair, ocupa o tempo ocioso e aumenta a disposição. “O Estatuto do Idoso prevê que o Poder Público invista em programas e cursos para as pessoas idosas, especialmente no que diz respeito à integração na sociedade moderna”, destaca.
Por Guilherme Pech - estágio em Jornalismo
Edição: Terezinha Bobsin - Reg Prof MTb/RS 7156