Vereador Sandro Severo reúne-se com Diretor Comercial da Corsan

Pauta do encontro foi o anteprojeto de lei nº 04/2020, de autoria do parlamentar, recentemente aprovado pela Câmara de Esteio.

20/02/2020 – O vereador Sandro Severo (PSB) dirigiu-se, na manhã desta quinta-feira (20), até a sede da Corsan, em Porto Alegre, para colocar em pauta o seu recente anteprojeto de lei nº 04/2020, que dispõe sobre o fornecimento e instalação gratuita, pela companhia de abastecimento de água, de eliminadores de ar para hidrômetros na tubulação de água, a todos os imóveis comerciais e residenciais do município de Esteio.

Em reunião com o titular da Diretoria Comercial, Inovação e Relacionamento da companhia, Jean Carlo Flores Bordin, Sandro ressaltou a importância do aparelho aos cidadãos de Esteio. “Estamos aqui para ter o consenso de que o cidadão que quer instalar o eliminador não infligirá norma nenhuma e que, sem a ajuda da Corsan ou terceiros, possa instalar o bloqueador. Se prometermos ao cliente uma redução no futuro, e que isso, acredito eu, não é o objetivo da Corsan querer que realmente o cliente pague pelo ar ao invés do consumo da água, gera uma harmonia entre o consumidor, a Corsan e o público”, disse.

Conforme o parlamentar, estudos técnicos realizados em diversas cidades do país comprovaram que algumas residências são afetadas em até 30% de acréscimo em seu consumo, devido ao excesso de ar nas tubulações. Isto porque, seja em decorrência de rompimento de rede, falta de água, ou outras falhas, ao ser restabelecido o fornecimento, os hidrômetros instalados não conseguem distinguir a diferença entre água e ar, registrando com isso consumo inexistente.

Jean revelou que o assunto já está em pauta dentro da empresa e, inclusive, alguns dispositivos eliminadores de ar já foram testados no laboratório do Instituto Nacional Chave de Metrologia Qualidade e Tecnologia (InMetro), ligado ao órgão. Ele garantiu ao parlamentar que, em reunião com os demais diretores do local, faria uma análise do projeto e, em breve, retornarão.

Texto: Comunicação Social – Câmara Municipal de Esteio