Vereador quer que Corsan indenize Esteio por tratar esgoto de cidade vizinha

Marcelo Kohlrausch (PSB) questiona se Corsan promoverá alguma compensação a Esteio por tratar o esgoto de Sapucaia.

26/05/2021 - Por meio do requerimento para outros órgãos 265/2021, o vereador Marcelo Kohlrausch (PSB) cobrou a Corsan quanto a contrapartidas para Esteio, ocorridas em virtude do tratamento de esgoto. Segundo o texto apresentado, a estação de tratamento (ETE) localizada em Esteio, será responsável por processar e tratar o esgoto captado em Sapucaia do Sul. O vereador argumenta que em obras ou atividades que geram impacto ambiental exigem-se contrapartidas para o município prejudicado.  Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a cidade vizinha tem uma população estimada de mais de 141 mil pessoas.

Durante sua fala na sessão da última terça-feira (25), o parlamentar defendeu a compensação para Esteio. “Se fosse o contrário, defenderíamos que Sapucaia fosse indenizada, mas a ETE está localizada em Esteio", argumentou. "Sapucaia tem muito mais moradores e imóveis do que nós, temos esse direito".

A proposição foi aprovada por todos os vereadores. O documento será encaminhado para a Corsan e a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan-RS).

 

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio

 

Vereador quer que Corsan indenize Esteio por tratar esgoto de cidade vizinha 2

 

#pracegover: vereador Marcelo Kohlrausch discursa durante sessão.