Vereador propõe combate a depressão pós-parto

Em anteprojeto apresentado esta semana, vereador Luciano Battistello (MDB) sugere criação de programa municipal dedicado à prevenção, diagnóstico e tratamento da condição

20/03/2025 – Criar o Programa de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento da Depressão Pré e Pós-Parto. É o que sugere o vereador Luciano Battistello (MDB) no anteprojeto 39/2025, apresentado na terça-feira (18), durante a última sessão ordinária da Câmara de Esteio.

De acordo com o texto votado pelos parlamentares, entre os objetivos da medida está a promoção ao diagnóstico precoce e posterior tratamento na rede pública de saúde. Também é previsto o estímulo de hábitos saudáveis para a prevenção da depressão pré e pós-parto, assim como o apoio às pacientes e suas famílias, com a possibilidade de utilização de abordagem medicamentosa.

Outra ação prevista no documento é o apoio à pesquisa e à criação de um banco de dados com informações sobre a condição. A realização de campanhas de informação dirigidas à comunidade esteiense também é mencionada.

Citando dados do Ministérios da Saúde, Luciano ressalta que a depressão pós parto não tem uma causa específica conhecida, porém fatores físicos, estilo de vida e transtornos hormonais podem ter relação com a condição. Além disso, a privação de sono, vício em drogas e a falta de apoio da família também podem provoca-la. “Se não for tratada corretamente e de forma imediata, a depressão pós-parto pode interferir negativamente no vínculo entre mãe e filhos (as) e causar problemas familiares, muitos deles irreversíveis”, afirma o vereador.

O anteprojeto segue para a apreciação do Poder Executivo. Para tornar-se lei, precisa ser devolvido ao Legislativo, na forma de projeto e, posteriormente, ser novamente avalizado pela maioria dos vereadores.

 

Texto: Comunicação Social – Câmara Municipal de Esteio