Vereadores pedem que governo do Estado cancele volta às aulas presenciais

Bancada do PSB solicita, em dois requerimentos, que retorno das aulas em escolas estaduais, marcado de forma escalonada para a partir do final de agosto, seja adiado.

19/08/2020 – Uma reconsideração, por parte do governo gaúcho, ao cronograma que determina a volta às aulas, na rede estadual de ensino, entre o final de agosto e a metade de outubro. É o que pedem o vereadores Sandro Severo (PSB) e Marcelo Kohlrausch (PSB) nos requerimentos para outros órgãos 130 e 131/2020. Os documentos foram aprovados, por unanimidade, na sessão ordinária realizada na última terça-feira (18).

Sandro lembra, em texto endereçado ao secretário de Educação do Estado, Faisal Karam,  que uma pesquisa, realizada em julho, por cientistas do Hospital Infantil de Cincinnati, nos EUA, sugere que as crianças têm um papel importante na disseminação de pandemias e doenças respiratórias. O vereador relata que a investigação constatou uma diminuição no número de mortes pelo novo coronavírus em 58% e da quantidade de infectados em 62%, após o fechamento das instituições de ensino no país da América do Norte. O estudo foi divulgado pelo Journal of the American Medical Association, importante publicação científica americana.

Por este motivo, o pessebista defende que as escolas voltem a funcionar presencialmente apenas quando uma vacina contra a covid-19 estiver disponível. “Faz-se, respeitosamente um apelo, para que o correspondente retorno às aulas não ocorra, haja vista atualmente inexistirem mecanismos e experiências anteriores que garantam a segurança das crianças e demais profissionais”, declarou Sandro.

Já Marcelo, em documento que será enviado ao governador Eduardo Leite (PSDB), afirma que a decisão de recomeçar o ano escolar é precipitada. Para ele, além dos riscos de contágio dos estudantes, também faltam materiais e profissionais para realizar a higienização necessária para a volta das atividades. "É inadmissível pôr em risco a saúde mental e física da sociedade debatendo, neste momento, a possibilidade precoce de retorno às salas de aula", ressaltou.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio

registrado em: , ,