Vereador Mário Couto sugere a criação do programa Médico na Escola

 

A criação de um programa de saúde destinado a atender os alunos das escolas  da rede municipal de ensino. o Médico na Escola", foi aprovado pela Câmara de Vereadores na última terça-feira, 28. A ideia,  em forma de anteprojeto de iniciativa do vereador Mário Couto(PDT), visa a prevenção de ocorrência das principais doenças infantis, através do atendimento  clínico simplificado. O texto prevê uma parceria com as secretarias de Educação e Saúde, deverá ser instituído para o atendimento dos alunos. De acordo com o programa, que terá em sua equipe médico, com especialidade em pediatria; enfermeiro e técnico de enfermagem para avaliação do peso e altura, visão, audição e verificação das vacinas.

Conforme o proponente, em  caso de suspeita ou constatado qualquer problema de saúde da criança, os profissionais da equipe deverão encaminhá-la para tratamento adequado junto as unidades de saúde do município, ou ainda ao Hospital São Camilo. Além disso, os profissionais da equipe do programa "Médico na Escola" poderão orientar os professores e monitores escolares em relação à prevenção  de doenças. "Muitos pais  não levam seus filhos para realização das consultas e exames periódicos com os médicos pediatras e demais especialistas, junto às unidades de saúde do município, isto, principalmente, devido a limitação de recursos para transporte, ou ainda em função da falta de informação e orientação quanto a necessidade de acompanhamento médico das crianças", destacou.
Para o vereador, a proposta também objetiva prevenir e diagnosticar, de maneira precoce, as principais doenças infantis, possibilitando, com isto, a orientação dos pais e responsáveis, bem como o direcionamento da criança para tratamento de saúde adequado. O vereador aguarda que a matéria, encaminhada ao Executivo, retorne em forma de projeto de lei.
IMG_7094.JPG
Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/7156