Vereador Felipe Costella sugere curso de capacitação sobre autismo para professores
A Câmara de Vereadores vai encaminhar ainda nesta semana ao Executivo a proposta do vereador Felipe Costella(MDB), que cria o Programa de Capacitação e Conscientização Anual do Autismo direcionado professores das escolas de rede municipal de ensino. A ideia, conforme o parlamentar, é levar palestras e cursos com profissionais especializados no assunto, entre eles psicólogos, psiquiatras, pais e pessoas com certificação no tema aos educadores.
Conforme o anteprojeto, o programa será desenvolvido pelas secretarias da Saúde e Educação, em parceria com entidades sociais envolvidas, visando a promoção de cursos e treinamentos para os profissionais. As atividades deverão ocorrer na semana em que é comemorado o Dia Mundial do Autismo, em 2 de abril de cada ano.
De acordo com o vereador proponente, a orientação em torno do assunto é de grande relevância para quem precisa lidar diariamente com autistas. "A palestra realizada pela Apapede, intitulada "Autismo de dentro para fora", teve grande importância para os participantes, especialmente no que disse respeito a grande dificuldade dos professores, que muitas vezes não conseguem prestar o apoio necessário ao autista. Com base nesta informação, sugiro ao Executivo que capacite e conscientize nossos professores, possibilitando ainda mais a inclusão", afirmou Costella.
A sugestão foi acolhida pelo Plenário na última terça-feira, 3, por unanimidade.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Foto capa: meramente ilustrativa internet/Rotina Down