Vereador exige retorno do Trensurb até a capital

Em documento, Francisco Alves (PL) faz uma série de questionamentos à empresa responsável pelos trens que ligam o Vale do Sinos a Porto Alegre e pede definição de prazo para retorno total do serviço

20/06/2024 – Qual a previsão de retorno do serviço pleno dos trens da Trensurb até a Estação Mercado, em Porto Alegre? Essa é uma das indagações do vereador Francisco Alves (PL) à empresa de trens metropolitanos, no pedido de informação 164/2024, apresentado durante a sessão da Câmara de terça-feira (18) e aprovado por unanimidade pelo plenário.

No documento, o parlamentar questiona se há um cronograma estabelecido para a retomada no trecho além da Estação Mathias Velho. Francisco ainda pergunta “qual é a ação ou proposta que a Trensurb vai adotar para cumprir com o seu papel que é o transporte coletivo do Vale do Sinos?”

Em 11 de maio, o diretor-presidente da estatal, Ernani Fagundes, afirmou em entrevista para a imprensa gaúcha que não é possível prever quando os trens voltarão à Estação Mercado e pelo menos 150 dias seriam necessários para o retorno das atividades até a Estação Farrapos. O motivo da demora seria a necessidade de substituir retificadores e equipamentos que, de acordo com o gestor, “não têm de prateleira e não são fabricados no Brasil”. Com relação a este fator complicador para a normalização do serviço, o vereador Francisco também questiona no pedido de informação se as peças terão de ser importadas ou terem a produção encomendada.

Com o serviço pleno suspenso desde as 16h de 3 de maio, os trens da Trensurb voltaram a circular em 30 de maio, em horário reduzido, com intervalo inicialmente de 35 minutos (diminuído para 20 minutos, em 13 de junho) e apenas de Novo Hamburgo à Estação Mathias Velho, em Canoas. Nesse ponto da linha, os usuários que queiram seguir a Porto Alegre precisam tomar um ônibus, que os deixa no Terminal Conceição, na região central da capital.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio