Vereador apresenta anteprojeto com objetivo de prevenir diabetes nas escolas
29/04/2021 – Foi aprovado, por unanimidade, na sessão ordinária de terça-feira (27), o anteprojeto 31/2021, do vereador Cristiano Coutinho (MDB), que busca criar um programa de prevenção ao diabetes nas escolas municipais de Esteio. O programa consiste na aplicação, na hora da matrícula e rematrícula de alunos de escolas públicas, de um formulário que busca identificar alunos portadores de diabetes tipo 1 e 2.
O questionário apresenta perguntas referentes aos hábitos da criança e do adolescente e tem por finalidade verificar indícios da doença. Em caso de diagnóstico positivo por meio do formulário, o aluno, segundo a proposta, deverá será encaminhado para exames mais complexos, para comprovação da enfermidade e posterior atendimento de saúde especializado. A proposta também inclui, havendo a necessidade de prevenção ao desenvolvimento da doença, um dispositivo em que os pais deverão apresentar, na unidade escolar, receituário indicando a restrição alimentar do aluno.
De acordo com estudos citados na justificativa ao anteprojeto, a cada mil crianças, sete se tornam diabéticas por ano, principalmente menores em idade escolar. Portanto, segundo Cristiano, o controle inadequado do diabetes representa uma ameaça ao longo da vida do paciente, podendo levar à amputação de membros inferiores e até mesmo à morte prematura. “Nós construímos essa proposta, através de várias mãos. Ela foi buscada a partir do exemplo de outra cidade e modificada, através de conversas que tivemos no Instituto do Câncer Infantil de Porto Alegre (ICD) e também com membros do Executivo de Esteio”, explicou.
Agora, já aprovado em plenário, a proposição será enviada à Prefeitura. Para tornar-se lei, precisa ser devolvida ao Legislativo, na forma de projeto e, posteriormente, ser novamente avalizada pela maioria dos vereadores.
Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio
#pracegover: vereador Cristiano Coutinho acompanha sessão.