Sugestão de criação de Ambulatório Pós-Covid é aprovada
08/07/2021 – Criar um serviço de tratamento especializado nas sequelas da covid-19 incluindo fisioterapeutas, médicos especializados em clínica geral, fonoaudiólogos, psicólogos, neurologistas, cardiologistas e pneumologistas. É o que sugere o vereador Gilmar Rinaldi (PT) no anteprojeto 60/2021. O documento foi aprovado, por unanimidade, durante a última sessão ordinária da Câmara, realizada na terça-feira (6).
Com todos as especialidades necessárias em um só local, a nova estrutura possibilitará a diminuição de inconvenientes ao paciente, como o deslocamento a diversas instituições de saúde. “A criação de ambulatório especializado para atendimento pós-covid permitirá concentrar diversas especialidades em um único local já que cidadãos e cidadãs encontram atendimento em locais diversos da rede de saúde, o que leva a deslocamentos e obriga as pessoas a frequentarem diversos ambientes, exatamente no momento em que estão com mais fragilidades”, explica Gilmar na justificativa à proposição.
O parlamentar também ressalta que os pacientes infectados pelo novo coronavírus podem ter uma série de problemas de saúde posteriores, sobretudo se foram atingidos por uma forma grave de covid-19. “Enfrentam outros problemas de saúde, como, por exemplo, sequelas respiratórias, distúrbios neurocognitivos, mobilidade, cardiovasculares e até gastrointestinais”, afirma.
Agora, já aprovado em plenário, o anteprojeto será enviado à Prefeitura. Para tornar-se lei, precisa ser devolvido ao Legislativo, na forma de projeto e, posteriormente, ser novamente avalizado pela maioria dos vereadores.
Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio
#pracegover: vereador Gilmar Rinaldi acompanha sessão.