Sugerida a criação do Projeto de Proteção Comunitária em Esteio
07/07/2023 - A vereadora Fernanda Fernandes (PP) apresentou nesta terça-feira (4), ao Plenário, a proposta criando o Projeto de Proteção Comunitária na cidade. A medida, aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal e que vai ser encaminhada em forma de anteprojeto ao Executivo, prevê que a unidade estará vinculada ao Departamento de Defesa Civil, através da participação de voluntários pertencentes ao órgão, treinados e capacitados para exercer as atividades básicas de prevenção, minimização, preparação, socorro e recuperação de desastres.
Segundo a matéria, podem integrar o projeto, sempre em caráter voluntário, brasileiros e estrangeiros, maiores de 18 anos, preferencialmente vinculados e indicados formalmente pelas associações de moradores, clubes de serviços ou outras entidades filantrópicas. A ideia é apoiar iniciativas comunitárias do projeto; desenvolver ações indispensáveis ao efetivo conhecimento das atividades desempenhadas pelos voluntários de Defesa Civil; divulgar as atividades bem sucedidas e aumentar a conscientização e compreensão da capacidade local de resposta a emergências.
De acordo com a proponente, todas as atividades, como a definição do efetivo de voluntários, cursos de capacitação, aperfeiçoamentos, ficarão a cargo do Departamento de Defesa Civil. “Acreditamos que o voluntariado é uma atividade inerente ao exercício de cidadania que se traduz numa relação solidária para com o próximo, participando de forma livre e organizada, na solução dos problemas que afetam a sociedade em geral”, destacou a vereadora.
A proposta ainda assegura que cada voluntário vai receber do Poder Público Municipal um colete na cor laranja com os dizeres "Proteção Comunitária - Voluntário", em letras na cor azul, cujo uso será regulamentado no Curso de Formação de Voluntário de Defesa Civil - CVDC. Além disso, conforme o texto, os voluntários integrantes do Projeto Proteção Comunitária serão considerados agentes de colaboração da administração pública, por vontade própria, transitoriamente e a título de colaboração-cidadão, sendo que suas atividades são consideradas de relevância pública.
Por Comunicação Social- Assessoria de Imprensa