Solenidade vai destacar Dia Nacional do Idoso em outubro
Por Comunicação social - Assessoria de Imprensa
25/08/2023 - A Câmara Municipal de Esteio vai homenagear, em sessão solene, o Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro. A proposição é do vice-presidente do Legislativo, vereador Francisco Alves(PL), aprovada por unanimidade pelo Plenário, na última quinta-feira (24), e será realizada em 3 de outubro.
Na oportunidade, serão agraciados com certificados idosos que tenham se destacado no município. A ideia, de acordo com Francisco Alves, é conscientizar sobre a importância das mudanças de atitudes para com os idosos; instituir reflexões acerca das necessidades dos idosos e buscar formular estratégias, políticas e práticas em todos os setores, procurando concretizar as enormes potencialidades do envelhecimento neste século. Para o vereador é de vital importância ressaltar que o idoso tenha um papel importante em todas as sociedades. A solenidade, com horário ainda a ser definido pela Mesa Diretora, será realizada na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, na Câmara Municipal, e será aberta ao público.
Dia Nacional do Idoso
Criada em 1991 por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), a data reforça os termos da Resolução 46, que objetiva sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, destacando a necessidade de proteção e de cuidados para com essa população.
No Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi aprovada a Lei nº 10.741 (Estatuto do Idoso), prevendo em seu art. 2º que, ao idoso sejam garantidas todas as oportunidades e facilidades para a preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. No art. 3º, o Estatuto ressalta que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.