Situação financeira da Fundação São Camilo é tema de reunião da Comissão de Saúde
Comissão de Saúde pede repasse de verba do orçamento do Legislativo para auxiliar instituição. Valor ainda não foi definido pela direção da Câmara.
29/05/2015 - A situação financeira da Fundação de Saúde Pública Hospital São Camilo foi tema de reunião na tarde de ontem (26), chamada pela Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, integrada pelos vereadores Jaime da Rosa (PSB), Beatriz Lopes (PT) e Michele Pereira (PT). Preocupados com a possibilidade de corte em alguns serviços devido a falta de repasse da contratualização do governo estadual pactuado em 2012, na ordem de R$ 40 milhões, quando a fundação passou a atender 100% Sus, os vereadores reuniram-se com o diretor técnico da Fundação São Camilo, Marcelo Saldanha, com a diretora administrativa, Tatiana Dela Pase, e representantes do Executivo, no prédio do Legislativo. Segundo os diretores, a fundação está passando por dificuldades devido a falta do repasse de R$ 1,3 milhões, que está em atraso desde o ano passado, e uma das consequências é a ausência de previsão para o pagamento da folha. Na semana passada (19), os diretores participaram de uma reunião com a Comissão de saúde da Assembleia Legislativa, com a presença de representantes de diversos hospitais 100% SUS do Estado. “Durante a reunião podemos observar que muitos outros hospitais estão passando pela mesma dificuldade que nós”, lembrou Dela Pase.
Saldanha explicou que se não houver uma solução, muitos cortes precisarão ser feitos, como por exemplo, nos atendimentos e nas cirurgias. “O cenário é de preocupação e para nós que queremos o melhor para o hospital é difícil fazer esses cortes, pois o impacto será grande para a população”, lamentou
Em relação à área médica, conforme o diretor, há algum tempo que não há aumento do valor-hora e muitos médicos acabam recebendo propostas melhores de outras instituições e assim o problema de falta de médicos, que a Fundação já sofreu anteriormente, volte a acontecer. Sobre o assunto, a diretora também destacou que os próximos meses será lançado concurso público para médicos com melhor gratificação visando atrair os profissionais, já que o salário base é baixo.
Na oportunidade, o vereador Pascoal aproveitou para cobrar o relatório sobre a contratação de médicos e outros profissionais da saúde por modalidade de Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA), que já foi solicitado anteriormente. “É importante recebermos esse documento para que possamos exercer com qualidade o nosso papel de fiscais”, explicou. Segundo Saldanha, a Fundação possui cinco médicos diaristas clínicos, dois médicos rotineiros de cirurgias, e também em outras especialidades, como por exemplo, traumatologia, que era considerada a especialidade com o pior serviço do hospital, e hoje é a melhor, com menor índice de reclamação. Já o vice-presidente do Conselho Diretor da Fundação São Camilo, Uéverson Costa Alves, disse que o conselho está acompanhando todas as situações junto à direção. “O conselho tem se reunido e debatido todos os assuntos e reconhecemos todo o esforço da direção de estar construindo soluções para essas demandas”, comentou.
O presidente da Comissão de Saúde, Jaime da Rosa, sugeriu que a direção da Fundação São Camilo entregue um documento à Câmara de Vereadores, solicitando um recurso. “Ficamos muito preocupados com a situação do hospital e vamos tentar, juntamente com os outros vereadores, buscar uma solução”, concluiu.
Verba do Legislativo:
Durante a sessão de terça-feira(26), a Comissão de Saúde teve aprovado requerimento, solicitando que seja repassado recursos do orçamento do Legislativo, resultado na economia realizada pela presidência deste ano, conforme possibilidade, para a fundação. "Pedimos a possibilidade de repasse e que a direção da Câmara estude o valor que pode ser encaminhado à fundação", explicam. O documento será analisado pela presidente Jane Battistello (SD). Participaram também da reunião os vereadores Beatriz Lopes(PT), Rafael Figliero (PTB), Leonardo Dahmer (PT) e Harri Zanoni (PSB).
Por Andressa Michels
Edição e foto: Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156