Sirenes e alertas sonoros em regiões com risco de alagamentos podem ser instalados em Esteio

Anteprojeto, de iniciativa do vereador Marcelo Kohlrausch(PSB), vai ser encaminhado para análise do Executivo

Por Assessora de Imprensa - Terezinha Bobsin (MTb/RS 7156)

17/11/2023- Se depender do vereador Marcelo Kohrlasuch(PSB), sirenes e alertas sonoros nas regiões com risco de alagamentos, classificadas após mapeamento da cidade, visando a evacuação local, podem ser instalados em Esteio. A proposta, aprovada pela Câmara de Verteadores na última teça-feira (14), instituindo a Política Municipal de Proteção e Defesa Civil (PMPDEC), objetiva salvar vidas e evitar tragédias com a adoção de medidas simples, de baixo custo, eficazes no período de chuvas fortes em riscos a população que vivem em beira de arroios e regiões alagáveis.

Conforme o texto, a Defesa Civil deverá capacitar informar os moradores de regiões de risco para saber agir nas situações de emergência; divulgar pontos de apoio, previamente estabelecidos, para acolher os moradores de localidades com risco de alagamentos enxurradas, além de cadastrar, gratuitamente, o número de aparelhos de celular dos moradores para o recebimento de alertas de risco via mensagem de texto SMS ou pelo aplicativo Whatsapp.

Para o vereador, a sirene de alerta sonoro é um importante aliado do poder público e dos moradores pois evita consideravelmente os prejuízos e riscos dos moradores decorrentes de enchentes. "Quantas tragédias precisarão ocorrer para a conscientização da importância de instalarmos sistemas de alertas de sirenes e mensagens de telefone, seguindo os protocolos de prevenção. Estamos propondo uma medida preventiva de curto prazo, com baixo custo, que será de grande relevância para a população de Esteio. Esperamos que o Executivo se sensibiliza e  retorne esta proposta ao Legislativo como projeto de lei", falou.