Sirenes e alertas sonoros em regiões com risco de alagamentos podem ser instalados em Esteio
Por Assessora de Imprensa - Terezinha Bobsin (MTb/RS 7156)
17/11/2023- Se depender do vereador Marcelo Kohrlasuch(PSB), sirenes e alertas sonoros nas regiões com risco de alagamentos, classificadas após mapeamento da cidade, visando a evacuação local, podem ser instalados em Esteio. A proposta, aprovada pela Câmara de Verteadores na última teça-feira (14), instituindo a Política Municipal de Proteção e Defesa Civil (PMPDEC), objetiva salvar vidas e evitar tragédias com a adoção de medidas simples, de baixo custo, eficazes no período de chuvas fortes em riscos a população que vivem em beira de arroios e regiões alagáveis.
Conforme o texto, a Defesa Civil deverá capacitar e informar os moradores de regiões de risco para saber agir nas situações de emergência; divulgar pontos de apoio, previamente estabelecidos, para acolher os moradores de localidades com risco de alagamentos e enxurradas, além de cadastrar, gratuitamente, o número de aparelhos de celular dos moradores para o recebimento de alertas de risco via mensagem de texto SMS ou pelo aplicativo Whatsapp.
Para o vereador, a sirene de alerta sonoro é um importante aliado do poder público e dos moradores pois evita consideravelmente os prejuízos e riscos dos moradores decorrentes de enchentes. "Quantas tragédias precisarão ocorrer para a conscientização da importância de instalarmos sistemas de alertas de sirenes e mensagens de telefone, seguindo os protocolos de prevenção. Estamos propondo uma medida preventiva de curto prazo, com baixo custo, que será de grande relevância para a população de Esteio. Esperamos que o Executivo se sensibiliza e retorne esta proposta ao Legislativo como projeto de lei", falou.