Sindiágua usa Tribuna Livre da Câmara de Vereadores
A diretora regional litoral do Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias da Purificação, Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do RS, Renata Valim, falou na noite de ontem(7), no espaço da Tribuna Livre, sobre a Medida Provisória 844/18, a chamada MP do Saneamento. A MP, segundo o Sindiágua, retira os poderes dos municípios, quando concedentes dos serviços de saneamento básico e acaba com a autoridade dos legislativos municipais nos processos do saneamento.
De acordo com Renata Valim, que representou o presidente do Sindiágua, Arilson Wünsch, o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul aceitou o pedido feito pelo Ministério Público de Contas e decidiu instaurar uma inspeção especial sobre a proposta de Parceria Público-Privada (PPP) para a área do saneamento, na Região Metropolitana de Porto Alegre. " O pedido do MP de Contas foi motivado por uma representação do Sindiágua", disse.
Em carta aberta entregue aos vereadores, o sindicato diz reconhecer a importância do Poder Legislativo e solicita que os legisladores esteienses intercedam junto aos representantes no Congresso Nacional pela derrubada da Medida Provisória.
Por Terezinha Bobsin - Reg Prof MTB/RS 7156