Setembro Amarelo poderá fazer parte do calendário oficial de Esteio
Esteio poderá aderir anualmente ao programa Setembro Amarelo, de conscientização a prevenção do suicídio, para seu calendário oficial. A proposta é da vereadora Rute Pereira (PMDB) e foi aprovada em plenário na noite de terça-feira (12). Com a iniciativa, apresentada como anteprojeto de lei, prédios públicos do município receberiam iluminação amarela, junto ao símbolo da campanha ou sinalização que remeta ao tema durante todo o mês de setembro. De acordo com o pedido, ações como palestras e distribuição de materiais informativos poderiam ser realizadas nesse período, com o objetivo de alertar a população e promover o debate sobre o suicídio e suas possíveis causas, além de contribuir para a redução desses casos no município.
Para Rute, o pedido visa valorizar a vida. “Se busca através desta campanha ajudar quem precisa de apoio para lutar contra depressão ou qualquer outra doença emocional que possa colocar em risco a vida das pessoas”, explica.
O anteprojeto segue ao Executivo nos próximos dias. Para que a proposta entre em vigor, é necessário que o texto, depois de avaliado pelo prefeito, retorne na forma de projeto de lei para a Câmara de Vereadores para votação em plenário. Caso aprovada, a medida é sancionada pelo prefeito e passa entrar em execução.
Por Guilherme Pech - estágio em Jornalismo
Edição: Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156