Segurança no Parque do Sabiá é tema de reunião na Câmara

Encontro ocorreu a pedido da Comissão de Segurança, após relatos dos moradores.

12/02/2020 - Na tarde de ontem (11), a pedido da Comissão de Segurança Pública, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos, foi realizada uma reunião para tratar da segurança no Condomínio Residencial Parque do Sabiá.  Conforme relatos dos moradores, o loteamento, situado no bairro Três Marias, vem sendo alvo de constantes arrombamentos, furtos e assaltos.

Durante o encontro, os moradores puderam esclarecer dúvidas e sugerir ideias junto às autoridades. Na oportunidade, o comandante da Brigada Militar de Esteio, Major André Stein, informou que as rondas policiais no local têm acontecido de forma mais intensificada, salientando que a guarnição trabalha em conjunto com a Polícia Civil e com a Guarda Municipal e que é importante que a população acione esses órgãos, utilizando os canais de comunicação para que o trabalho seja mais eficiente. O delegado de Polícia Civil de Esteio, André Sperotto, também reforçou a importância dos registros de ocorrências, explicando que o setor de investigação está trabalhando para obter mais informações sobre os fatos no local. Ainda o delegado comentou que os indicadores de segurança pública em Esteio melhoraram conforme estatística publicada no ano passado.  Quanto à reivindicação feita pelos moradores da instalação de uma câmera de videomonitoramento no local, o Secretário Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU), Ronie Coimbra informou que o pedido já foi atendido e que encontra-se em fase de licitação. Já o diretor de Segurança e Mobilidade Urbana, Vanderlei Leidens, falou sobre as demandas feitas por meio do aplicativo Fiscale e explicou de que forma podem ser realizadas. 

O primeiro secretário da comissão, vereador Marcelo Kohlrausch (PSB) disse que a reunião foi produtiva  e agradeceu a presença de todos os representantes convidados. O parlamentar colocou a Câmara à disposição de todos para contribuir no que for possível.

Participaram ainda desta reunião, o presidente da comissão, vereador Felipe Costella (MDB), o presidente da Câmara, vereador Mário Couto e os vereadores Euclides Castro (PP), Fernanda Fernandes (PP), Leo Dahmer (PT), Rute Pereira (MDB) e Sandro Severo (PSB), além de representantes da construtora responsável pelo condomínio e moradores.

 

Texto: Comunicação Social – Câmara Municipal de Esteio