Qualidade do ar de Esteio é questionada por parlamentar

Vereador Gilmar Rinaldi (PT), em documento provado na terça-feira (28), solicita informações sobre fiscalização da qualidade do ar na cidade e transferência da estação de monitoramento do ar para local com maior população

29/06/2022 – Como está a qualidade do ar em Esteio, qual maneira a comunidade pode acessar a informação e a possibilidade de transferência da estação de monitoramento para área mais próxima do perímetro urbano. É o que pede o vereador Gilmar Rinaldi (PT) nos requerimentos para outros órgãos 267, 268 e 269/2022. Com conteúdo semelhante e aprovados pelo plenário na sessão de terça-feira (28), os três são endereçados respectivamente à Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler - RS (Fepam), Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) e ao governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB).

No documento, o parlamentar cita como um dos motivos para o questionamento o incidente do dia 19, quando as ruas do bairro São José foram cobertas por um pó branco oriundo das chaminés da Refap. Ele também cita a mudança de local da estação de monitoramento do ar da cidade – anteriormente localizada próxima à refinaria e depois transferida para o Parque de Exposições Assis Brasil – e pede que o equipamento seja colocado em um local mais habitado. “A sugestão é que seja alocada próximo ao Centro Comunitário do Residencial Pôr-do-Sol, localizado na esquina da Rua Rio Grande com a Rua dos Lírios” sugere Gilmar.

 

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio