Proposta pretende liberar visitação de animais de estimação em hospital
A regulamentação de visita de animais de estimação em hospitais públicos e privados, conveniados e cadastrados ao Sistema Único de Saúde (SUS), é o tema do anteprojeto do vereador Mário Couto (PDT), aprovado ontem(6), pela Câmara de Vereadores de Esteio. A proposta, que será encaminhada para análise do Executivo, prevê algumas normas, a exemplo de agendamento junto à administração do hospital, higienização prévia do animal e a visita precisa ser autorizada pelo médico do paciente, bem como atender aos critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo a matéria, a medida é destinada somente a animais domésticos e de estimação que possam entrar em contato com os humanos, sem causar perigo, assim como àqueles utilizados na Terapia Assistida de Animais (TAA). Entre os critérios de visitas, os cachorros, por exemplo, devem usar coleira e, quando necessário, enforcador e focinheira. Os animais precisam apresentar-se sadios, mediante atestado do veterinário.
Alguns pacientes em estado de isolamento, quimioterapia, transplante; na Unidade Tratamento Intensivo (UTI); nas áreas de preparo de medicamentos, estarão impedidos de receber animais, assim como será impedido o ingresso em casos especiais ou por determinação de Comissão de controle de Infecção Hospital dos serviços de Saúde. A ideia, segundo o vereador, que também é médico, é proporcionar maior conforto e bem-estar aos pacientes.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156