Projeto de incentivo à leitura na rede municipal de ensino é apresentado
19/02/2021 - O incentivo à leitura é essencial para a educação e boa formação de um indivíduo. Assim sendo, o anteprojeto de lei 15/2021, de autoria do vereador Francisco Alves (PL), foi apresentado na sessão ordinária desta quinta-feira (18), com a proposta de instituir atividades de incentivo à leitura para toda a rede municipal de ensino de Esteio.
O documento sugere que, com o início do ano letivo, cada estudante deverá selecionar um livro de sua própria escolha ou de alguém responsável pela classe. Ele terá um trimestre para ler a obra e, ao finalizá-la, será submetido a uma avaliação de interpretação de texto ou atividade compatível com sua idade e nível escolar. O ciclo será realizado a cada trimestre e irá compor o rendimento do aluno na instituição. Os livros poderão ser retirados nos acervos da biblioteca da escola ou na Biblioteca Municipal de Esteio, localizada na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya. A descrição da atividade realizada, título da obra, nome do autor, e avaliação final do aluno, deverão constar em documento oficial de forma individualizada, emitido pela escola responsável.
Durante fala na sessão, Francisco lembrou que a leitura é um impulsionador para diversas melhorias, tanto práticas como cognitivas. “O aumento do vocabulário, a compreensão do texto, a ortografia são exemplos disso. Esse hábito também auxilia as melhorias emocionais. Como o aumento da empatia, o autoconhecimento e a compreensão de outras realidades”, complementou.
Agora, já aprovado em plenário, o anteprojeto será enviado à Prefeitura. Para tornar-se lei, precisa ser devolvido ao Legislativo, na forma de projeto e, posteriormente, ser novamente avalizado pela maioria dos vereadores.
Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio
#paracegover: foto do vereador Francisco Alves durante pronunciamento na sessão.