Projeto de iluminação no Loteamento Nossa Senhora de Lourdes segue sendo debatido na Comissão de Urbanização
De acordo com moradores, a falta de uma rede de energia elétrica na área tem gerado insegurança por atrair usuários de drogas e impede edificações no local
A ausência de iluminação pública no loteamento Nossa Senhora de Lourdes, localizado na rua das Nações, no bairro Tamandaré, foi o assunto da Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, integrada pelos vereadores Mário Couto (PDT), Leo Dahmer (PT) e Harri Zanoni (PSB), na tarde de hoje (04). O encontro contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Kohlrausch, e um dos proprietários do local, Matheus Fagundes, na Câmara de Vereadores. O vereador Leo Dahmer destacou que um dos objetivos da reunião é conferir se houve avanço no projeto de iluminação para extensão da rede de energia na área.
Na ocasião, o morador da rua Santa Rita de Cássia Antônio Stein, relatou que o principal problema da região é a falta de uma rede de energia elétrica, o que impede edificações na área. Além disso, Antônio reforça que a situação tem gerado insegurança por atrair usuários de drogas. O assunto já havia sido alvo de outras reuniões no Legislativo.
Em 2013, um documento foi assinado entre a Prefeitura e a então concessionária de luz, a AES Sul. O acordo previa que a administração municipal realizaria o levantamento topográfico, a terraplanagem e forneceria a mão de obra. A empresa de energia elétrica abriria a via e os proprietários do terreno contribuiriam com os meios-fios e a brita. O arruamento foi concluído, porém, não recebeu iluminação.
Para o secretário de Habitação, Marcelo Kohlrausch, a situação do local já avançou com a diminuição de depósito de lixo na área. Além disso, Marcelo informou que irá conferir junto à prefeitura de que maneira o Executivo pode colaborar no projeto de extensão da rede. O secretário também deverá pedir celeridade junto à concessionária de energia RGE Sul para solucionar o impasse, por se tratar de interesse público.
A partir de um retorno da RGE, que não participou do encontro, a Comissão de Urbanização deverá realizar uma nova reunião.
Por Guilherme Pech - estágio em Jornalismo
Edição: Terezinha Bobsin - reg prof MRb/RS 7156