Projeto cria o Programa Municipal de Reciclagem Ambiental Participava
Esteio poderá ter Programa Municipal de Reciclagem Ambiental e Participativa. A iniciativa, através de anteprojeto de lei, é do vereador Luiz Duarte (PT) e foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores no último dia 20. A ideia, além da imediata contribuição ao meio ambiente, é formar indivíduos críticos e participativos no que se concerne as questões de conscientização e sensibilização ambiental, incluindo temas como a coleta seletiva, reciclagem e reaproveitamento, que devem ser abordados na rede municipal de ensino. "Queremos construir uma sociedade ecologicamente responsável, economicamente viável, culturalmente diversa,politicamente atuante e socialmente justa", falou.
Conforme o autor da matéria, a geração e a destinação do lixo produzido tornou-se preocupação mundial. Para Duarte, o crescimento no consumo de produtos industrializados, aliado à elevada utilização de materiais descartáveis e o aumento populacional, especialmente no Brasil, refletem no grande volume de resíduos gerados. "Separado todo o lixo produzido em residências, comércio e indústrias, estaremos evitando, consideravelmente, a poluição e impedindo que a sucate se misture aos restos de alimentos, facillitando, assim, seu reaproveitamento pelas indústrias e poupando recursos naturais", afirmou.
A proposta, que cria regramentos com princípios de estímulo ao debate sobre os sistemas de produção e consumo sustentável, vai seguir para avaliação do prefeito, Leonardo Pascoal. "Vamos aguardar que o Executivo retorne a proposta em forma de projeto de lei", espera.
Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156