Programa Hospitalar Assistir é tema de debate entre vereadores
18/08/2021 – O Governo Estadual anunciou a implantação do Programa Hospitalar Assistir, que mudará o formato de repasses de valores às instituições hospitalares vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Devido a isso, Esteio poderá sofrer com diminuição de repasses por parte do Governo do Estado para o Hospital São Camilo. Durante a sessão ordinária realizada na última terça-feira (18), os vereadores manifestaram-se, através de requerimentos e moções, preocupados com programa.
A presidente Fernanda Fernandes (PP) apresentou o requerimento para outros órgãos 496/2021, que enfia ofício para a Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Poder Legislativo do Estado Rio Grande do Sul, para que o programa seja discutido na Comissão Estadual juntamente com os municípios do Estado Gaúcho.
O vereador Marcelo Kohlrausch (PSB) apresentou os requerimentos para outros órgãos 484,485 e 478/2021, que questionam o Governo do Estado, a Assembleia Legislativa e o Conselho Estadual de Saúde sobre o Programa Assistir. O vereador quer saber quais os critérios para que Esteio perca a quantidade anunciada, qual a posição dos deputados frente aos impactos negativos da perda desse repasse, além de questionar o parecer do Conselho Estadual de Saúde. Além disso, Marcelo apresentou a moção 142/2021, que manifesta apoio ao presidente da Granpal, Sebastião Melo, que está se manifestando junto aos demais prefeitos da região para aprimorar o Programa.
Todos os vereadores do legislativo esteiense manifestaram-se temerosos a implantação do programa, nos moldes até então apresentados.
Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio