Presidente do TRE-RS utiliza tribuna para incentivar biometria no município

Prazo encerra no dia 11 de março e, até o momento, apenas metade dos eleitores realizou o cadastro.

05/02/2020 - A presidente do TRE-RS, desembargadora Marilene Bonzanini e o vice-presidente e corregedor, desembargador André Luiz Villarinho, participaram da sessão plenária de ontem (04), ocorrida na sala de sessões Luiz Alécio Frainer. Os representantes, que haviam durante o dia visitado também o Cartório Eleitoral e a Prefeitura de Esteio, explicaram que o motivo da vinda à cidade foi a preocupação com o baixo comparecimento da população do município para a realização do cadastro biométrico.

Conforme os dados apresentados, Esteio vem tendo os menores índices de comparecimento para a realização da biometria no estado. Dos cerca de 68 mil eleitores na cidade, até o momento apenas 53% fizeram o recadastramento. Ou seja, são mais de 31 mil eleitores que não se submeteram ao processo de revisão.

Marilene utilizou a tribuna para falar da importância do processo e das consequências que podem acarretar a não-realização da biometria. Na oportunidade, a presidente informou que o cartório eleitoral, que tem capacidade para atender em torno de 700 pessoas por dia, está atendendo no máximo 200, pela falta de procura da comunidade. “O recadastramento biométrico tem uma série de finalidades, como por exemplo, agregar maior segurança ao processo eleitoral”, explicou.  Ainda a presidente, enfatizou que quem não regularizar a situação, terá seu título eleitoral cancelado, não podendo votar nas eleições municipais deste ano, além de outras consequências, como não poder fazer passaporte ou até mesmo ter seu CPF cancelado. A representante finalizou sua fala agradecendo aos vereadores o espaço concedido e pedindo apoio a todos no sentido de  engajar e mobilizar a população para que Esteio atinja um percentual mínimo de eleitores revisados.

O atendimento de eleitores em Esteio é realizado em dois locais: no Cartório da 97º Zona Eleitoral (Av. Dom Pedro, n. 171), de 2ª a 5ª feira, das 13 às 19 horas, e nas 6º feiras, das 9 às 15 horas. E no posto de atendimento localizado no prédio da Secretaria Municipal da Saúde (Avenida Padre Claret, 666), de 2ª a 6ª feira, das 8 às 16:30 horas. Para a realização do cadastro basta levar um documento de identificação com foto e um comprovante de endereço.

Texto: Comunicação Social – Câmara Municipal de Esteio

registrado em: , , ,