Presidente da Câmara quer cartório em hospital

Para Fernanda Fernandes (PP), iniciativa traria proteção à saúde de recém-nascidos e conforto para as mães.

15/07/2021 – Durante a sessão ordinária de terça feira (13), a Câmara de Esteio aprovou por unanimidade o requerimento para outros órgãos 376/2021, da presidente Fernanda Fernandes (PP). No documento, a vereadora solicita a implantação de um cartório de registro civil dentro do Hospital São Camilo para emitir certidões de nascimento.

O pedido da parlamentar será enviado à corregedora-geral do Estado, desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak.  Também receberão o requerimento o diretor do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, Claudio Nunes Grecco e o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen-RS), Sidnei Hofer Birmann. Uma cópia do requerimento será igualmente encaminhada ao tabelião de notas e registro civil da cidade, Wanderlei Fries.

Para Fernanda, a medida é justificada pela população considerável de Esteio - 83.279  habitantes, segundo estimativa do IBGE de 2020 – que também tem altos índices de natalidade. A vereadora ainda argumenta que a ação traria maior segurança e bem-estar para o público diretamente beneficiado pela iniciativa. “Além da agilidade e conforto para mãe, a criança também fica protegida de contatos com ambientes públicos, evitando possíveis contágios de doenças”, afirmou.

 

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio

 

Presidente da Câmara quer cartório em hospital 2.JPG

 

#pracegover: vereadora Fernanda Fernandes discursa durante sessão.