Presidente da Câmara propõe novo Centro de Coleta de Sangue

Anteprojeto do vereador Mário Couto (PDT), aprovado por unanimidade, visa facilitar doações e diminuir custos com deslocamentos.

05/02/2020 - Deve ser criado em Esteio o novo Centro Municipal de Coleta de Sangue, com o objetivo de aumentar o número de doadores na cidade. É o que sugere o presidente Mário Couto (PDT) no anteprojeto 5/2020, que foi aprovado, por unanimidade, durante a sessão semanal da Câmara, na última terça-feira (4). A proposição será enviada à Prefeitura e, para tornar-se lei, precisa ser devolvida ao Legislativo, na forma de projeto e, posteriormente, ser novamente avalizada pela maioria dos vereadores.

O novo serviço deve ser implementado junto ao banco de sangue existente na Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio. Segundo o texto enviado para apreciação do Executivo, o programa contará com serviço telefônico, por meio do qual os interessados poderão agendar a doação.

Entre os objetivos da nova instituição estariam a promoção de campanhas educativas, o esclarecimento de dúvidas e a organização de mutirões de doação. Para Mário, a ação deve trazer o aumento dos estoques de sangue da Fundação São Camilo, “além da redução dos custos atuais com a logística para deslocamento dos doadores”.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio

Presidente da Câmara propõe novo Centro de Coleta de Sangue 2.jpg